domingo, 4 de dezembro de 2011

PORQUE MEDICINA

Meu Deus!!! Hoje faço 19 anos de formada em Medicina... Só agora lembrei.
 
Há 19 anos atrás acordei taquicárdica de emoção e com mil tarefas para dar conta. Já havia ensaiado mil vezes o meu discurso como oradora da turma, o vestido estava pronto, mas meu coração não. Ele pulava dentro do meu peito. Deus do céu! Deus da terra! Como foi emocionante...
 
Naquela noite de 1992, para um Salão Yemanjá absolutamente lotado, disse num discurso, emocionado e curto: "Não seremos médicos nunca, se não conseguirmos compreender a relação que há entre saúde e reforma agrária (...)". E outras relações difíceis de serem compreendidas por jovens de classe média alta e alta foram jogadas em seus colos pelo meu discurso.
 
Não lembro de muita coisa, mas dos aplausos ensurdecedores enquanto descia as escadas. Dos professores que compunham a mesa solene aplaudindo de pé e esperando pelo aperto de mão. Lembro de pais emocionados vindo me cumprimentar, do som dos gritos dos meus colegas, mas do que nunca vou esquecer é do silêncio absoluto sobre toda aquela gente, que de pé se acotovelava nos corredores do Salão Yemanjá do Centro de Convenções da Bahia. Ali eu vi o poder da palavra bem articulada e compreendi a minha responsabilidade!
 
Todos os anos revivo esta suprema emoção e choro pensando em que grande benção Deus derramou sobre mim naquela noite! Hoje exerço a Medicina como gestora governamental, porque trabalho assim para vencer as barreiras do saneamento básico, da reforma agrária, das desigualdades regionais etc etc etc... Tudo isso que nos impede de sermos saudáveis.
 
Talvez nunca tenha sido tão médica quanto agora. E sem saber, que o fazia, dirigi minha vida ao combate das verdadeiras causas da nossas dores e doenças mantendo absoluta coerência com o meu discurso de 19 anos atrás.
 
Sendo assim, não beberei água nestas seis horas e trinta e quatro minutos do meu vigésimo ano de formada. Meu primeiro gole do dia, será de um bom espumante e brindarei à grande dádiva que é ser médica lato sensu.
 
Faço disto, então, Senhor de todas as coisas, a minha oração do dia. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!