domingo, 24 de abril de 2011

IDEOLOGIA... NÃO PRECISO DE UMA PARA VIVER!

Hoje aprendi com um amigo de um amigo meu, que todo mundo tem uma ideologia e que é possível que uma pessoa escolha seus amigos e amores baseada na escolha ideológica que tenham... Caramba! Pensei perplexa.

Será que eu deixaria de conversar longas horas com alguém muito bacana e interessante por esta pessoa ter, declaradamente, ou não, um conjunto de crenças e valores diferente do meu? Misericórdia! Eu seria capaz de coisa assim? Não te parece assustador, que possamos abrir mão da riqueza que cada ser humano guarda em si, apenas baseados na sua ideologia?

Fiquei ofendida e assustada, mas como quem tem cérebro pensa o que quer, aceito! Aceito, mas defendo que sem liberdade para assumirmos as nossas idéias e continuarmos a ser acolhidos, a "verdade" hegemônica se torna apenas uma meia verdade: a verdade sob a ótica de uma ideologia. Não obrigada. Não quero esta prisão. Quero verdades inteiras!

Vou pensar sobre a posição do amigo do meu amigo com muito cuidado, até porque considero que se abrirmos mão de aceitarmos e de nos enriquecer com o livre pensar dos outros, a humanidade se tornará deveras pobre. Pobre de tudo! Além do mais, foi isto que defendi na conversa com ele. Questão de coerência. Se ele estiver certo, vou passar a prestar mais atenção "nesta gente com quem ando." (aqui vai uma sonora gargalhada).

"... E deixem que digam, que pensem, que falem."

Um comentário:

  1. Discordo do amigo do seu amigo, pois acho que as diferenças de ideologia, opinião, crenças e valores não podem limitar a possibilidade de conhecer pessoas de várias origens, lugares, posição social, ideologias. Ao contrário, até pra "divulgarmos" nossa ideologia, podemos e devemos estar abertos para interagir com pessoas que tenham outras idéias, pensamentos, sentimentos, emoções. No entanto, o amigo do seu amigo pode ter razão em um ponto: amizades e amores sólidos e duradouros, em geral, se concretizam com pessoas que tenham princípios semelhantes ao seu, mas não necessariamente uma ideologia idêntica à sua.

    ResponderExcluir

Fique à vontade!