domingo, 3 de junho de 2012

GREVE DOS PROFESSORES? ONDE? ESTÃO EM GREVE?

Em A TARDE de hoje, a colunista Malu Fontes pergunta: Quem se importa com o futuro alheio?

Respondendo a meu amigo Marcus Gusmão que postou a coluna no seu Facebook, registrei estas minhas reflexões, as quais o desconforto dele diante da greve sem solução me obrigou.

Meu amigo querido! Ninguém está incomodado. Por que nos incomodaríamos? Que significado tem a EDUCAÇÃO para nós baianos? Para que servem professores mal formados, em escolas mal construídas e pior mantidas, administrando material didático de segunda e tecnologias ultrapassadas?

Por que ligaríamos, se fomos educados para valorizar a escola privada e a pensar que desenvolvimento cai do céu e não das escolas? Por que nos incomodaríamos com EDUCAÇÃO e seus efeitos, se quando se fala em longo prazo na Bahia, os baianos entendem - quando muito - 04 anos?
Ora, ora, ora, meu amigo! Esta coisa de se preocupar com EDUCAÇÃO é coisa de Coréia do Sul (Seul). A Bahia está preocupada com os produtos da sua falta de educação: o pagode, os partcipantes da Fazenda ou quando será o próximo BBB, a novela, a atração de hoje de Faustão, se Ivete e o Chiclete tocarão suas composições "juninas" na "típica" festa de São João, que acontece carnavalescamente em detrimento das tradições e das obras ímpares de Luiz Gonzaga e Dominguinhos e por aí vai?
Quem é que vai se preocupar com esta educação de quinta, que está produzindo (intensionalmente?) um exército - ou boiada - de incapazes tecnicamente e, pior, incapazes de refletir sobre fatos e acontecimentos, cujos desdobramentos recaem sobre seu futuro, o futuro do estado, do país e que, portanto, estará à margem do desenvolvimento em 20 anos? Em 20 anos, quando o país necessitará importar mão-de-obra, porque não terá pessoas em idade economicamente ativa na quantidade necessária, muito menos na qualidade exigida.

Meu amigo! Não gastemos nosso latim com perguntas já respondidas. NINGUÉM SE IMPORTA (POR ESTAS BANDAS DA CIDADE DA BAHIA) COM O FUTURO ALHEIO! É futuro e, além do mais, alheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!